sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Duplicidade





Esta atividade é referente ao filme "Duplicity" assistido na última aula de Diplomática ocorrida no dia 11/09 e consiste na escolha de três documentos dentre os que aparecem ao longo do filme, além de responder a algumas questões a respeito dos documentos escolhidos.

Documentos escolhidos:

  1. Discurso do presidente da Burkett & Randle;
  2. Pedido de Viagem; e
  3. Fórmula do novo produto.


Questões a serem respondidas:
  • Qual o contexto que estes documentos estão inseridos? 
  • Quais os seus sinais de validação? 
  • Os documentos são autênticos? Justifique e explane sobre. 
  • Os documentos são verídicos? Justifique e explane sobre.
1. Discurso do presidente da Burkett & Randle

Contexto - Claire estava infiltrada no Departamento de Contrainteligência da empresa Burkett & Randle e conseguiu ter acesso a um discurso que iria ser feito pelo presidente da mesma. Aparentemente o papel está amaçado. O discurso acontece logo depois justamente para Departamento onde Claire trabalha.

Sinais de validação - Apesar do papel está amaçado, pode-se notar a logo da Burkett & Randle e assinatura do presidente. 

Autenticidade e Veracidade - O discurso é autêntico porque foi realmente escrito pelo presidente e o discurso aconteceu de fato, porém no fim do filme podemos observar que ele não era verídico foi tudo parte de um plano para enganar a empresa concorrente.

2. Pedido de Viagem

Contexto - Ray usou toda sua habilidade e lábia com as mulheres para conseguir acesso ao prédio do Departamento de viagens da Burkett & Randle, conseguindo assim inúmeros pedidos de viagens feitos pela empresa nos últimos anos.

Sinais de Validação - Logo da Burkett & Randle, nomes de funcionários e informações sobre vôos.

Autenticidade e Veracidade - Os pedidos são autênticos porque condizem com a realidade de um pedido de viagens  feito pela Burkett & Randle porém não são verídicos porque foram forjados para que se pensasse que as viagens tivessem ocorrido de fato.

3. Fórmula do novo produto

Contexto - Claire conseguiu ter acesso a fórmula e logo fez com que chegasse as mãos dos seus contratantes. Para a alegria do dono da empresa concorrente que aproveitou a reunião com seus acionistas para divulgar que um novo produto para curar calvície seria lançado em breve. Ray e Claire também de posse de uma cópia da fórmula foram tentar vender.

Sinais de Validação - Não conseguimos observar nenhum sinal na fórmula em si mas sim no envelope onde a mesma se encontrava. O envelope continha a logo da Burkett & Randle e parecia ser personalizado.

Autenticidade e Veracidade - A fórmula é autêntica porque é realmente uma fórmula mas não é verídica pois é uma fórmula de loção para pele e não uma fórmula para curar a calvície como o esperado pelos golpistas.

Um comentário:

  1. Não compreenderam o contexto dos documentos no filme e por isso se equivocaram na análise de autenticidade e veracidade.

    ResponderExcluir