sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Criando Conceitos

Imagem meramente ilustrativa - Mateus Matos




Identificação:


   - Conceito: Proveniência/Organicidade/Classificação
  - Autor: Mateus Matos
  - Título: Imagem meramente ilustrativa
  - Data: 16/09/2015
  - Cidade: Guará II
  - País: Brasil

Descrição do conteúdo:


  - Resumo do conteúdo: imagem composta de quatro fotos (duas em cima e duas abaixo) dos mesmos objetos, mudam-se as perspectivas das fotos e a forma dos objetos. 
  
  - Conteúdo informativo: nas quatro imagens existem os mesmos três objetos, possuidores da mesma semelhança de construção e vistos de perspectivas diferenciadas. Em três das fotos os objetos estão dispostos contrários a sua capacidade colapsável. Na outra estão colapsados.

  - Conteúdo literário: Nota-se com a imagem que os objetos das fotos compartilham a mesma tecnologia de construção e com isso provém da mesma fábrica. A partir da identificação das características de construção dos objetos em exposição e dos processos que percorrem até o produto final, pode-se conhecer a empresa detentora da tecnologia empreendida nos processos e assim ser possível descobrir a organicidade relativa aos mesmos. Esses objetos por compartilharem algumas características devem ser classificados também, de acordo com algum fator de diferenciação entre si.

* A partir da leitura do texto em destaque - LOPEZ, A. Contextualización archivística de documentos fotográficos. Alexandrí@. Lima, vol. 5, num 8, 2011. pag 3-16. Buscou-se a criação de uma composição fotográfica que demonstrasse como os mesmos objetos de análise, podem assumir características diferenciadas se não observados os princípios arquivísticos citados acima. Com as fotos esse problema acaba se agravando, pois uma vez que não se conhece o contexto de criação da foto, e perdida essa ligação, dificilmente será possível chegar ao entendimento inicial e original que aquela foto teve por função desempenhar. Daí a necessidade de utilizar os princípios e conceitos arquivísticos para buscar uma contextualização documental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário