Fala galera, começamos a semana com esta atividade sobre um documento que é uma novidade para a maioria das pessoas em geral e para nós(futuros arquivistas) porém já elucidado pelo nosso professor. A referida atividade consiste em responder a cinco perguntas sobre o documento da imagem.
Um pouco de história!
Como o próprio professor disse, este documento é considerado o avô do pen drive e é chamado de cartão perfurado ou punched card. Ele serve para armazenar dados desde 1725, quando Basile Bouchon e Jean-Baptiste Falcon num formato mais robusto e num rolo. Nos primeiros 50 anos do século XX, foi o principal instrumento utilizado para armazenar dados através da IBM. Esta informação armazenada no cartão é representada pela presença ou ausência de furos.
Voltando para atividade-fim desta postagem, seguem abaixo as perguntas juntamente com as respectivas respostas:
Qual a espécie documental?
R: Não se pode dizer, pois não sabemos quais informações o cartão possui.
Este documento é autêntico?
R: Sim, porque foi emitido pela empresa responsável pela sua criação e por ser exatamente o que ele diz ser.
Quais os sinais de validação?
R: A numeração descrita na borda do cartão, juntamente a logo IBM, e a outra numeração seguida da escrita "BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA".
Qual o formato do documento?
R: Cartão perfurado.
O cartão perfurado é documento de arquivo?
R: Sim, porque acreditamos que ele seja de grande estima para o professor pelo cuidado demonstrado ao não deixá-lo sobre nossa posse por muito tempo, por isso defendemos a ideia de que pertence ao arquivo pessoal do mesmo..
*A imagem acima é meramente ilustrativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário