sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Segunda Atividade - Análise diplomática/tipológica de documentos a partir de observação visual





No dia 21/08/2015 foi realizada em sala de aula uma dinâmica de observação de documentos.

O grupo foi dividido em duas duplas e cada dupla ficou responsável pela análise - visual - de um conjuntos de documentos.
A partir dessa primeira análise, cada dupla deveria escolher quatro documentos para analisar posteriormente em grupo, e assim, formular as características diplomáticas e tipológicas dos documentos formadores desse conjunto documental, formado após escolhas individuais previamente selecionadas.

Abaixo, têm-se uma tabela formulada com o objetivo de demonstrar, da maneira mais clara possível, um comparativo entre o que foi discutido e observado pelo grupo com relação aos documentos, num primeiro momento (ANTES); e o que foi entendido após reavaliação, levando em conta a explanação do professor com relação aos documentos que estavam disponíveis para a observação (DEPOIS). 


Empreende-se da atividade acima demonstrada que a análise diplomática é intrínseca e extrínseca aos documentos por si só, sem que se faça necessário conhecer o seu contexto de uso e guarda.
Por outro lado, para que seja possível realizar a análise tipológica dos documentos é necessário que se busque informações a respeito dos contextos de uso e guarda desses documentos, com a pessoa ou setor responsável pela tutela dos mesmos. Só assim será possível conhecer o âmbito a que pertencem.

*Coleção = documentos armazenados apenas em função de seu conteúdo e preservados, quase sempre, por motivos pessoais e/ou subjetivos.

*Arquivo = documentos de arquivo possuem relação direta com as funções administrativas do titular arquivístico, além disso possuem organicidade e refletem a vontade administrativa que os criou. São guardados como registros significativos e probatórios.





Um comentário:

  1. Análise tipológica é algo mais do que definir se é ou não documento de arquivo. Atividade ok

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