*Por questões de estruturação lógica da atividade, achamos necessário explicar de forma breve o que é a diplomática, seguido da ambientalização do que é a tipologia.
Enquanto a diplomática se preocupa com a estrutura interna dos documentos, formas estabelecidas e caracterizações para assim atingir a autenticidade que se almeja, a tipologia - por sua vez - trata de analisar o documento em uma lógica orgânica de conjuntos documentais.
Exemplos de análise diplomática e tipológica podem ser encontrados espalhados pelo blog, seguem alguns links para auxiliar a busca:
- Um documento para chamar de meu
http://diplomaticaetipologia1000grau.blogspot.com.br/2015/09/um-documento-para-chamar-de-meu_11.html
- Arquivando novos documentos:
http://diplomaticaetipologia1000grau.blogspot.com.br/2015/09/arquivando-novos-documentos.html#comment-form
- MCEByte Update:
http://diplomaticaetipologia1000grau.blogspot.com.br/2015/09/mcebyte-update.html
A atividade proposta foi avaliar esta publicação.
ResponderExcluirTendo em vista o tema abordado, achamos interessante a comparação dos temas diplomática e tipologia.
Mesmo que brevemente, a explicação do grupo foi simples e esclarecedora, à medida que o site pode ser acessado por pessoas que não entendem do assunto, nem estão a par dos significados da terminologia arquivística.
O exemplo citado pelo grupo foi bem colocado, considerando que o tema abordado no blog é a análise diplomática e tipológica do CPF no Brasil e compará-lo a este tipo de cadastro em outros países.
Um outro exemplo possível seria a Certidão de Nascimento. Sendo o primeiro registro pessoal que possuímos na vida, este documento contém informações relativas à origem da pessoa buscando registrar o nascimento do indivíduo inserido na sociedade e, a partir deste podemos emitir outros documentos importantes para nossas atividades cotidianas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão vejo "exemplificação" diplomática e/ou tipológica nos exemplos mencionados
ResponderExcluir