quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Impressões a respeito da matéria e do curso...



Esse post vai tratar de maneira breve quais são as impressões a respeito da matéria Diplomática e Tipologia Documental com relação ao que foi passado ao longo dos 2 anos/4 semestres do curso de arquivologia.

A matéria apresentada ao longo dos primeiros semestres do curso é pautada pelo estudo do documento como ele se apresenta, o documento em si mesmo. Isso não quer dizer a aplicação da análise diplomática, mas sim, a identificação do documento por meio do que está realmente escrito, quais informações o mesmo contém. E como classificar esse documento a partir de um plano de classificação previamente estabelecido.

É reforçada a ideia das idades documentais e analisadas as diversas teorias a respeito da quantidade de idades documentais e suas respectivas funções e definições em cada caso. Estuda-se também as legislações referentes a normas técnicas e sua aplicação prática no meio arquivístico.

Com o início do 5º semestre, inicia-se a matéria DTD. A primeira impressão da matéria já gera certa dificuldade, pois são iniciados os trabalhos de análise da estrutura formal do documento (Diplomática) e em seguida feita a análise do contexto daquele documento no arquivo na qual está inserido (Tipologia). A maior dificuldade é entender as diferentes finalidades do documento a partir do estudo do contexto que o faz parte integrante do acervo de determinado produtor arquivístico, e também causa estranheza perceber de esse contexto vai variar conforme as finalidades de uso que o mesmo documento arquivístico assume em variados produtores arquivísticos.

Conclui-se portanto que é importante perceber que o documento, mesmo a partir de uma primeira análise, sempre vai ter que respeitar além de estruturas formais, também, contextos variados de uso e guarda. Com isso, percebe-se certa dificuldade em fazer essas análises contextuais pois existe certo engessamento de óticas de análise por parte dos estudantes, engessamento esse causado pelo aprofundamento de conteúdo em somente um tipo de estudo.

É necessário que os alunos busquem desenvolver um senso crítico para minimizar as dificuldades encontradas na matéria de DTD, pois as respostas as perguntas das análises são baseadas em argumentação e não em respostas engessadas e exatas que se aplicam a todos os casos.

"O curso é de humanas, mas os estudantes querem sempre respostas exatas." Mateus Matos

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