O grupo foi dividido em duas duplas e cada dupla ficou responsável pela análise - visual - de um conjuntos de documentos.
A partir dessa primeira análise, cada dupla deveria escolher quatro documentos para analisar posteriormente em grupo, e assim, formular as características diplomáticas e tipológicas dos documentos formadores desse conjunto documental, formado após escolhas individuais previamente selecionadas.
Abaixo, têm-se uma tabela formulada com o objetivo de demonstrar, da maneira mais clara possível, um comparativo entre o que foi discutido e observado pelo grupo com relação aos documentos, num primeiro momento (ANTES); e o que foi entendido após reavaliação, levando em conta a explanação do professor com relação aos documentos que estavam disponíveis para a observação (DEPOIS).
Por outro lado, para que seja possível realizar a análise tipológica dos documentos é necessário que se busque informações a respeito dos contextos de uso e guarda desses documentos, com a pessoa ou setor responsável pela tutela dos mesmos. Só assim será possível conhecer o âmbito a que pertencem.
*Coleção = documentos armazenados apenas em função de seu conteúdo e preservados, quase sempre, por motivos pessoais e/ou subjetivos.
*Arquivo = documentos de arquivo possuem relação direta com as funções administrativas do titular arquivístico, além disso possuem organicidade e refletem a vontade administrativa que os criou. São guardados como registros significativos e probatórios.